quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A FOME BRUTAL


A ONU emitiu um relatório onde anuncia que em 2009 o mundo vai ter mais de 1 bilhão de indivíduos desnutridos, com um aumento na ordem de 100 milhões somente neste ano, e segundo a Organização a crise mundial foi a responsável pelo agravamento desta situação. A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – FAO, emite anualmente um relatório sobre a segurança alimentar no planeta, e ela adverte as nações que pela primeira vez em toda a história da humanidade a barreira de 1 bilhão de seres humanos sofrendo de desnutrição alimentar será superada, um marco que não deve ser comemorado, ao contrário, exige medidas sérias, urgentes e efetivas. O aumento do número de desnutridos somente em 2009 deve ser na ordem de 11%, o que significa 1,02 bilhões de pessoas com fome no mundo.
 A crise econômica que assola o mundo é apontada como maior responsável por esse aumento, pois milhares de pessoas ficaram desempregadas ou tiveram seus ganhos reduzidos, o que deixa uma sexta parte da população com fome. A crise econômica tem diversos desdobramentos, além do desemprego que é a causa direta que atinge as famílias, tem o alto preço dos alimentos básicos que persiste dede 2006, e também a desaceleração da economia mundial que reflete na diminuição dos gastos com ajuda humanitária que era feito pelos países ricos e que tem a economia estabilizada, e conforme a FAO essa diminuição nos recursos da ajuda humanitária ocorre exatamente no momento em que é mais necessária. 
“A fome estabelece uma crise silenciosa que coloca em risco a segurança e a paz mundial” alertou Jacques Diouf Diretor da FAO, é necessário que os dirigentes de todos os países, e também as grandes empresas assim como os indivíduos que possuem poderio econômico para fazer frente a fome tomem uma atitude, unam seus esforços e vontade, estabeleçam metas e definitivamente encetem ações urgentes e eficazes, a fome precisa urgentemente ser erradicada de nosso planeta, não é admissível que em pleno século XXI um a cada seis habitantes passem fome, não é porque não enxergamos isso que podemos fazer de conta que não existe.

O homem moderno viaja até a lua, faz pesquisas sobre água em marte e outros planetas, lança sondas para fora do sistema solar, decodifica o DNA humano, é capaz de reproduzir clones animais e até humanos, tem um arsenal atômico capaz de destruir a terra dezenas de vezes, inventou a internet e colocou o mundo em conexão em tempo real. O homem escreve, pinta, se comunica, alguns são capazes de dar a vida ou matar por seus ideais, por cobiça e também sem nenhuma razão, o homem salva milhares de espécies de animais e em 100 anos extinguiu metade da fauna do planeta, além dos desastres ambientais causados pela grande poluição. 

O ser humano é muito complexo, inteligente e burro também, pois mesmo com toda essa evolução ele não consegue alimentar seu povo através da agricultura, uma das descobertas mais antigas da humanidade! De quem é a culpa da fome? Alguns vão responder: do capitalismo; da globalização; dos transgênicos; do aquecimento global; da FAC; da EU; da política protecionista, da falta de políticas; da regulação do mercado; da falta de regulação; da crise econômica mundial…. Mas não será mesmo culpa da estupidez e da desumanidade do próprio homem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário